quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Respingos históricos



*

Conta-nos o autor Frank Slaughter* que assim que José e Maria receberam a visita dos “Magos da Arábia”,tiveram a sua rotina interrompida em vista das histórias que os mesmos lhes contara “sobre a estrela que os guiara ao lugar do nascimento do Rei dos Judeus”- o que os deixara transtornados. Prevenidos pelos mesmos visitantes, decidiram “fugir” a fim de salvar o “pequenino” da fúria e macabra intenção do rei Herodes. Tomados de receios e incertezas mediante o perigo que os ameaçava, Maria deixou-se levar, como era de costume, pela decisão e diplomacia de José e assim adentraram o terreno estrangeiro como único caminho de fuga que lhes pareceu seguro-o que demandava o sul da estrada de Hebron e conduzia ao Egito”
Sofreram noites insones e Maria não escondia a sua tristeza pelo fato de deixar Belém. Porém ,agraciados pela Vontade Divina, ambos cuidavam para que o menino sofresse o menos possível os incômodos da viagem.
Chegados em Bersabé, cruzaram a fronteira e entraram no Egito.” e após dois dias consecutivos pelo Deserto de Shur, chegaram ao Rio do Egito. Em Migdol, fortaleza fronteiriça do Egito, passaram pela alfândega, e afinal, livres de Herodes”
A história seguira o seu curso, enquanto José recebera a visita de “um anjo”, mais uma vez, ordenando-lhe que regressasse a Israel e assim o fez, só que desta vez dirigiu-se a Nazaré e não à cidade de Davi. A diretriz foi retornar para o “Nordeste de Nazaré”, em direção às montanhas do sul da Galiléia.
.....................................................................................................................................................................................................

“E Jesus crescia em sabedoria, e em idade, e graça diante de Deus e dos homens”.( Lucas,2:52)

Teria , o menino Jesus, nesta época um pouco mais de dois anos. Robusto e interessado na descoberta do seu mundo infantil.
É historicamente comprovado que a vida familiar, laços estes que uniam pais e filhos eram muito fortes entre o povo judeu. Seguindo o costume da época a criança fora desmamada aos 02 anos. De jonek que quer dizer criança de peito passou a ser chamado de gamul , ou desmamado- o que foi motivo de grande comemoração quando fora servido um banquete à parentela dos pais José e Maria, moradores da região.Conta-nos ainda, o nobre historiador que também vieram de muito longe, primos que residiam em Cafarnaum e Betsaida, quase todos eles,da mesma idade de Jesus.
Sem que Maria percebesse o seu filho não era mais gamul mas taph, menino ativo,bem desenvolvido, a correr e brincar com outros meninos.
Fora enviado, bem cedo, cinco anos, à escola da vila que funcionava na Sinagoga. Aprendera assim, educando-se no Amor de Deus e da Lei Divina, “força dominante em toda vida judaica”.
“(.....) como era muito precoce, aprendeu muito cedo as Escrituras”. Os dados aqui compilados fazem menção à precocidade e inteligência do menino Jesus:”não era a todos que se ensinava a ler, mas ensinaram-no a Jesus que era um aluno inteligente”.
Aos 12 anos lhe fora concedida a oportunidade de visitar o Templo, o que o fez com grande sabedoria e notória capacidade de ouvir e discutir a Lei entre os rabinos- doutores da Lei, “ocupando-se das coisas que são do serviço do meu Pai.”
E assim continua , até hoje, cuidando amorosamente dos
“Serviços de Deus”.
Não fosse , tamanha ,a graça divina, não teríamos entre nós, aqui na Terra, Jesus alegria dos Homens.
_______________________
*FRANK, G. Slaughter. A Coroa e a Cruz. Ed. Cultrix. S. Paulo.
Nota: Todos os informes históricos foram extraídos desta obra.


Olvanir Marques de Oliveira


Creditos:
Sitio: Youtube
Musica:Jesu, Joy Of Man's Desiring (Instrumental)
Interprete:by The Philadelphia Orchestra;Eugene Ormandy.
Autor:Bach's
Postado por:mdragon180 em 12/10/2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário