terça-feira, 15 de novembro de 2011

Memórias de uma República






Memórias de uma República


Venho de longas datas,
vencendo desafios constantes.
Fizeram-me Senhora,
laurearam-me de glórias
e me emprestaram amantes.
Não sei por que,
deixei-me assim, envolver
em laços tão fugazes.
Por promessas de paz,
conforto e liberdade,
entreguei-me à insensatez
de bocas falazes
que me insuflaram protestos,
segredando-me absurdos!
II
Sentaram-se à minha mesa
e fartos da comilança,
destruíram-me a louça preciosa
que dos meus ancestrais,
guardei como lembrança.
Deitaram na minha alcova
e dormiram o sono dos injustos.
Mancharam-me a honra,
o nome, a majestade.
Cuspiram no meu chão
e abominaram o meu ideal,
confiscando-me os bens.
Prostituíram todo o meu povo
que não se deixou minguar,
ante a sanha dos covardes.
III
Fiz-me intempestiva,
não me deixei vencer.
Investi corajosamente,
em busca de outros mares, outra gente.
Desconfiaram da minha sensatez.
Diziam, tão nova, inexperiente, talvez.
Recorri à lição do tempo,
que os provasse o contrário.
Agora, ainda, endividada,
cheia de lembranças
que me atropelam a caminhada,
preciso mais que nunca,
retomar o itinerário verdadeiro:
_ República renovada_
Do povo brasileiro.


Olvanir Marques de Oliveira


Creditos:
Sitio: Youtube
Musica:Hino à Bandeira do Brasil
Interprete:
Autor:Letra: Olavo Bilac
Música: Antônio Francisco Braga
Postado por:thegabrielnunesbass em 14/12/2009


3 comentários:

  1. Vane, voce está demais!
    Gostei muito das novas postagens.
    Parabéns! Quero ver outros tantos assim bonitos.
    bjs.
    Lurdinha

    ResponderExcluir
  2. Este poema é maravilhoso. Uma abordagem histórica de rara beleza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Emocionante! O brado retumbante de um sentimento que mobilizou e promoveu grandes mudanças na ordem política, social e econômica do nosso país. Mas que revela, também, a constatação de quão distante ainda se acha de ser uma Nação que reflita dignidade, segurança, estabilidade para os seus filhos. PARABÉNS! BEIJOS. Nelma

    ResponderExcluir